quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A participação do papai!


Desde o início da gravidez o meu esposo sempre foi muito atencioso. Eu não falei pra ele que estava grávida. Quando eu fiz o teste de farmácia, de cara deu positivo. Deixei o resultado em cima da cama pra que ele pudesse ver, e fui para a casa da minha mãe contar a novidade. Assim que voltei, o Rafael já tinha chegado. Ele olhou pra mim e me deu um abraço, então chorei bastante. Daí por diante tudo passou a ser diferente.

5 meses
Como eu trabalhava, o Rafael me ligava todos os dias do trabalho pra saber se o bebê e eu estávamos bem. As vezes umas duas ou três ligações por dia. À proporção que a barriga ia crescendo, o cuidado dele comigo, aumentava também. Ele ficava muito preocupado se estava correndo tubo bem. Por esses cuidados percebi que ele seria um ótimo pai e que me ajudaria a cuidar do nosso filho.

Bom, todos os dias antes de dormir, ele fazia massagem nos meus pés com gel e passava óleo na minha barriga. Era tão gostoso que eu pegava no sono e só acordava pela manhã. Teve um dia que ele estava passando o óleo e eu despertei com ele conversando com o nosso filho que estava se mexendo. Achei tão lindo!!!

O papaizinho sonhou que o nosso filho seria um menino por duas vezes, mas não me falou nada. Só depois que bati que ecografia e fiquei sabendo o sexo do bebê, ele disse que Deus já havia mostrado para ele que teríamos um garoto. Eu estava com 19 semanas de gestação.

Meu marido sempre me acompanhou em tudo: nas consultas pré-natal, nas ecografias. Até na hora de comprar as coisinhas do bebê ele estava. Muitas tiveram a opinião dele.

Quando eu tinha desejo de comer alguma coisa, ele sempre dava um jeito para conseguir. Mas foi tranquilo porque nunca tive desejos muito exagerados (risos).

A única coisa ruim disso tudo, é que ele não pôde assistir ao meu parto. Fiquei em hospital público e lá homem não entra. Só para  visitar.

Quando o Haniel nasceu, o Rafael conseguiu 15 dias de licença do trabalho para me ajudar (o pai só tem direito a cinco dias). Como minha mãe ficava comigo durante o dia, ele me ajudava bastante à noite: trocava as fraldas, dava banho, me dava o bebê para amamamentar e depois o colocava para arrotar. Como eu estava com os pontos, ele não deixava eu pegar nem um copo d'água. Pode?

Um dia meu marido estava tão cansado, que colocou o Haniel pra arrotar e acabou dormindo. Quando cheguei na sala e vi aquela cena tão bonitinha, não resisti e fotografei. Sabemos que é muito difícil ter um bebê em casa. Toda a nossa rotina muda. A criança vira prioridade.

Mesmo com tanta dificuldade e cansaço, ele nunca reclamou, e sempre se mostrou  muito cuidadoso e responsável.

O apoio do meu marido foi essencial para que eu tivesse uma gravidez tão tranquila e pudesse me virar como mãe de primeira viagem.

Nessa foto eu, em um momento de mãe e filho, e mesmo assim o pai estava por perto. Teve um dia que eu estava chorando porque o Haniel estava com fome e eu não conseguia dar de mamar pra ele. Meu peito estava ferido e doía muito. O Haniel só tinha 4 dias de nascido.

O Rafael viu o meu desespero e correu para comprar uma lata de leite. Quando eu olhei para trás ele estava com a mamadeira na mão para dar para o nosso filho. Não foi uma atitude linda??? Fico até emocionada.

"Parte de mim, metade de mim. Motivo real de todo o meu sorriso. Se estou ao teu lado, me sinto vivendo num paraíso".

Sei que ter o pai da criança por perto não é privilégio de todas as mães. Por isso agradeço a cada instante por esse presente que o Senhor Deus me deu.

Aqui retratei a minha experiência. Não estou falando das outras mamães. Algumas preferem criar seus filhos sozinha, entre outras situações.

Hoje, vejo meu filho crescendo com a presença da figura paterna. Alguém em quem ele pode se espelhar e aprender. 

Às vezes, os dois brincam como crianças e conversam como gente grande. Sinto-me privilegiada pela participação efetiva e afetiva do meu esposo na criação do nosso tesouro.

Espero que eles sejam grandes amigos sempre.

                                                            Obrigada por tudo, meu amor!!!!!

                                                                                                                                            
Haniel 2 aninhos depois



Nesta foto o Haniel estava completando 1 mês de vida.