sábado, 30 de março de 2013

Primeira páscoa do Haniel na escola

Chegar para apanhar o meu filho na escola e vê-lo caracterizado de coelhinho por conta da páscoa, me fez sentir uma nostalgia. Lembrei-me de quando eu estive no jardim de infância, em que tudo era uma grande festa. Acho até que era a época em que tudo fazia sentido, era fantasia. Eu acreditava em tudo e sonhava com um montão de coisas.

Por um momento voltei ao passado e percebi como o tempo passou. Agora ele, o Haniel está vivendo cada situação dessa e eu posso acompanhar. Está com novas companhias no seu dia a dia, sempre um acontecimento novo para contar. É muito gostoso!

Olha que gracinha com os amiguinhos da escola! 



É claro que a páscoa não se resume a coelho e nem a ovos de chocolate. Há um sentido muito maior como descrito no post sobre intolerância à lactose.Mas o que importa mesmo é o espírito de confraternização que as datas comemorativas proporcionam.



sexta-feira, 29 de março de 2013

Na páscoa, chocolate à base de soja é uma alternativa para intolerância à lactose.

Infelizmente esse problema afeta mais fortemente as crianças quando não diagnosticado logo!


A páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do calendário ocidental. Uma festa cristã que em hebraico quer dizer passagem. Os cristãos comemoravam a passagem do inverno para a primavera, pois as chances de sobrevivência eram maiores, já que o inverno era intenso. Nessa época, comiam pães asmos (pães sem fermento).

Como o passar do tempo, alguns símbolos foram agregados à Páscoa como o o coelho e os ovos de chocolate. O animal foi escolhido por representar a fertilidade e a multiplicação, e o ovo de chocolate para dar sabor ao presente. Os cristãos trocavam ovos pintados em celebração à chegada da primavera.

O chocolate é uma iguaria que deixa muita gente com água na boca, mas de acordo com dados brasileiros, cerca de 70% das pessoas sofrem de intolerância à lactose (açúcar presente no leite de vaca) e não podem desfrutar dos ovos de chocolate (já que a maioria possui leite). Algumas pessoas melhoram quando se tornam adultas, mas outras permanecem com a deficiência por toda a vida.

Para resolver o problema, já existem empresas especializadas em produzir chocolate e outros alimentos à base de soja como a Choco Soy, Sollys, Chocolife. Os preços desses produtos são um pouco mais caros que os tradicionais.

O publicitário, Rafael Santa Cruz, diz que consumir alimentos à base de leite sempre foi um pesadelo. Em período de páscoa ele prefere ficar quietinho e come só um pedacinho de chocolate de soja para matar a vontade. "Antes, eu passava muito mal quando consumia algum alimento com leite. Hoje já consigo comer um pedacinho de bolo de cenoura sem passar mal. Já o sabor do chocolate de soja é um pouco diferente do tradicional, mas "desce" e é saudável.

Gabriel de 3 anos, não pode consumir leite poque fica todo empolado. Depois que parou de mamar só toma leite de soja e seus derivados. Segundo sua mãe, Andréia Nunes, o problema demorou a ser diagnosticado. "Ele ficava com a pele super irritada e eu não sabia o que era. Eu tive que deixar de consumir leite enquanto amamentava (até 1 ano e 9 meses)", afirma.

Os nutricionistas  recomendam aos intolerantes à lactose consultar o médico antes de fazer qualquer dieta.

Boa Páscoa!!!!

Textual online
Denubia Amorim

quarta-feira, 27 de março de 2013

Conhecimentos e dicas de higiene bucal na infância



Uma boca bem cuidada influi no visual, nos faz sentir bonitos, legais e ter um sorriso daqueles!!!

Eis a importância de ensinar a criança a ter os devidos cuidados desde pequena.



Dicas para crianças de 0 a 5 anos:

1. Fazer higiene na boca da criança com fralda molhada em água filtrada, antes mesmo de surgirem os primeiros dentes;
2. Limpar os dentes com escova macia e molhada em água filtrada todas as noites;
3.Usar pouco creme dental com flúor somente quando a criança souber cuspir;
4. Utilizar o fio dental delicadamente quando a criança tiver mais de um dente.

Dicas para crianças acima de 5 anos e em fase escolar:

1. Escolher uma escova de cerdas macias para não machucar a gengiva;
2. Passar fio dental delicadamente antes de escovar os dentes;


3. Utilizar pouco creme dental, o importante é escovar de forma correta;
4. Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir;
5. Ter o cuidado de escovar cada dente em todos os seus lados;
6. Escovar com movimentos de cima para baixo nos dentes superiores e de baixo para cima nos dentes  inferiores. Lembre-se de escová-los por dentro e por fora.
7. Fazer movimentos de vai e vem na parte mastigatória dos dentes de trás.


 8. Escovar os dentes da frente na parte interna inclinando a escova verticalmente;


9. Escovar a língua com movimentos suaves.

A cárie dental, as doenças gengivais e a maloclusão (má formação dentária) são doenças que prejudicam o desenvolvimento infantil, afetando também a imagem corporal, a estética e a fala, além de dificultar o acesso do adolescente ao mercado de trabalho.

Para manutenção da saúde bucal, práticas saudáveis de alimentação e higiene devem ser tanto na infância como na adolescência.

Minha dica:

As vezes o meu filho fica com preguiça de escovar os dentes. Como ele tem 4 anos e possui todos os dentes, para não correr o risco de ele ficar sem escová-los, eu faço uma brincadeira: quem conseguir escovar os dentes mais corretamente é o vencedor. Eu fico na frente dele escovando os meus para incentivá-lo. Isso faz da hora de higienizar a boca, um momento prazeroso e divertido.

Como tive problemas com alguns dentes quando criança, não quero que ele passe pela mesma situação. Afinal, ninguém merece sentir dor de dente!!! Afff.


Secretaria de Saúde

domingo, 24 de março de 2013

Conhecimentos e dicas de alimentação na infância


É importante fazer uma alimentação variada e comer um pouco de tudo! Desde que não se exagere na quantidade...



Para crianças de 0 a 5 anos

1. Evitar a complementação alimentar até o 6º mês, uma vez que o leite materno supre todas as necessidades nutricionistas de bebê;
2. Complementar a dieta, quando necessário com alimentos variados e acessíveis;
3. Reduzir o uso de açúcar (balas, doces, sorvetes, mel, etc) e produtos industrializados em geral, tomando cuidado com os "açúcares ocultos" (salsicha, salgadinhos, ketchup, sucos, etc);
4. Evitar soprar e experimentar o sabor do alimento no copo ou colher da criança.

Depois dos 5 anos

1. Fazer pelo menos 3 refeições ao dia, evitando lanches rápidos (como hambúrgueres e batata frita) que podem prejudicar a saúde;
2. Variar e aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras;
3. Reduzir o consumo de refrigerantes, doces, biscoitos recheados, balas e outros alimentos ricos em açúcar.

Minha dica:

Bom, o Haniel não gosta de algumas frutas como mamão e abacate, por exemplo. Então eu faço salada de frutas com as que ele mais gosta como laranja, maçã, banana e coloco essas outras bem picadinhas, para que ele não as perceba muito. Junto com leite condensado ele devora tudo, além de ser bom para o funcionamento do intestino dele, que é ressecado.

Secretaria de saúde