Aprendemos a comer ainda nos primeiros meses de vida. Foi essa a conclusão de um estudo americano publicado na revista Clinical Pediatrics depois de avaliar crianças e adolescentes obesos e descobrir que mais da metade já se encontrava nessa situação
aos 2 anos.
Segundo os pesquisadores, os hábitos alimentares aprendidos
nessa primeira fase orientam a criança em seu futuro e são difíceis de
serem modificados. E é justamente nesse período que os pais têm mais
dúvidas à mesa tentando cumprir bem o seu papel.
Essa aqui foi a primeira vez que meu filho comeu papinha. Ele estava com 6 meses.
Conheça as principais
sugestões dos especialistas para oferecer uma boa educação alimentar ao
seu filho.
1. Aumente e varie o consumo de verduras, legumes, ofereça-os em cinco porções diárias. Esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção de doenças e melhoram a resistência do organismo.
2. Ofereça feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana. O feijão é boa fonte de ferro e auxilia na prevenção da anemia. Para importante ingerir suco de limão, laranja ou acerola, que são fontes de vitamnia C.
3. Alimentos gordurosos devem ser evitados, podendo ser ofertados no máximo uma vez por semana. É melhor optar por alimentos assados, grelhados ou cozidos do que fritos. Retire a gordura da carne, a pele do frango e o couro do peixe. Evite oferecer manteiga, banha de porco e gordura hidrogenda (leia os rótulos dos alimentos). Prefira azeite de oliva, óleo de canola, de girassol, de milho ou de soja, mas não os utilize em excesso.
4. Modere o uso do sal. O sal em excesso pode contribuir para o aumento da pressão arterial (hipertensão). Evite temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e embutidos como mortadela, presunto, linguiça, etc. Todos contêm muito sal.
5. Procure oferecer pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Para os lanches e as sobremesas, prefira as frutas.
6. Doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar devem ser evitados, podendo ser oferecidos no máximo duas vezes por semana.
7. Evite o consumo diário de refrigerantes. A melhor bebida é a água.
8. Para que a criaça aprecie sua refeição, ela deve comer devagar e mastigar bem os alimentos. Faça das refeições um momento de encontro da família. Não alimente seu filho assistindo à TV., trabalhando ou
discutindo.
9. Mantenha o peso de seu dentro dos limites saudáveis para a idade.
10. Estimule seu filho para que seja ativo. saia para caminhar com ele, leve-o para andar de bicicleta, passear com o cachorro, jogar bola, fazer algum tipo de esporte. Não deixe seu filho passar muitas horas assistindo à TV, jogando videogame ou jogando no computador.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!!!
Bjs,
Denubia Amorim