segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Semana do câncer de mama


Em todo mundo, várias campanhas da Semana do câncer de mama de conscientização estão sendo realizadas para chamar atenção ao assunto. Nos EUA, durante todo mês de outubro, eventos vão ser realizados no país. 

Esse tipo de câncer é o que mais causa mortes entre as mulheres no mundo. Os principais fatores de risco são a reposição hormonal com estrogênio na menopausa, obesidade, obesidade mais diabetes e hipertensão, antecedentes familiares maternos (avó, mãe, tias e irmãs), que podem aumentar o risco em até quatro vezes, e o tabagismo.

O estudo da história do câncer de mama mostra que sua evolução é lenta, longa e gradativa até chegar à fase da metástase (disseminação para o restante do corpo). Por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de bater a doença.

Para ajudar a conscientização em relação ao câncer de mama, o Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson está oferecendo uma série semanal de dicas baseadas em pesquisas para ajudar na prevenção e diagnóstico precoce da doença. Veja algumas dicas abaixo:

- Evite ficar acima do peso. Obesidade aumenta o risco de câncer de mama depois da menopausa, período em que a doença ocorre com mais frequência. Tente não ganhar peso com a passagem de tempo e tente também manter índice de massa corpórea abaixo de 25.

- Coma saudavelmente. Adote uma dieta com muitos vegetais e frutas e pobre em bebidas açucaradas, carboidratos refinados e alimentos gordurosos. Ingira proteínas magras como peixe ou peito de frango e coma carne vermelha com moderação, ou nada. Ingira grãos integrais e prefira óleo vegetais a gorduras animais.

- Mantenha-se ativa fisicamente. Pesquisas sugerem que aumentar a atividade física, mesmo que comece tardiamente na vida, reduz o risco de câncer de mama de 10 a 30 por cento. Só o que você precisa é de 30 minutos de exercícios moderados cinco vezes por semana.

- Beba menos ou nada de álcool. O uso de bebidas alcoólicas está associado ao aumento do risco da doença. Mulheres deveriam limitar a ingestão a não mais do que um drink por dia. 

- Evite a terapia de reposição de hormônios. Esse tipo de terapia na menopausa aumenta o risco do câncer. Se tiver que tomar hormônios para controlar os sintomas da menopausa, evite os que contêm progesterona e limite o uso a menos de três anos. 

- Considere um medicamento bloqueador de estrógeno. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama ou com mais de 60 anos deveriam conversar com seus médicos sobre os prós e contras de bloqueadores de estrógeno. 

- Não fume. Pesquisas mostram que uso de cigarro por bastante tempo está associado ao aumento do risco da doença em algumas mulheres. 

- Amamente seus filhos o máximo que puder. Quem dá leite no peito aos bebês por no mínimo um ano no total tem risco reduzido de desenvolver câncer de mama mais tarde.

- Faça o auto-exame todos os meses logo após o período menstrual. Mulheres acima de 40 ou 35 para quem tem histórico familiar devem realizar mamografias pelo menos uma vez ao ano. 

- Converse com seu médico sobre prevenção e diagnóstico para possuir todas as informações possíveis.

 
Fonte: Thays Biasetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!!!
Bjs,
Denubia Amorim