Certo dia meu filho me perguntou:Filho: Mãe, você tem pintinho?
Eu: Não, meu filho!
Filho: Por quê?
Eu: Porque mamãe é mulher!
Filho: Mas, por que você é mulher?
Eu: Porque Deus quis, meu filho!
Filho: Por que Deus quis?
Eu: Porque Ele é o criador!
Filho: Mas, por que Ele é o criador?... (pq, pq, pq)
Nossa comecei a ficar desesperada com tantas perguntas que eu já não sabia mais o que responder. E ele ainda acrescentava o "mas" como forma de dizer que não estava satisfeito com a resposta. Só então me dei conta de que meu garoto está com 3 anos e está na fase dos porquês! É entre os 3 e 4 anos que a criança quer saber de tudo.
Quem tem filho nessa faixa etária ou que já passou por ela, sabe o quanto é difícil responder a determinadas perguntinhas, né? É cada pergunta engraçada que a gente nem consegue explicar. Sem contar naqueles dias quando estamos super aterefadas, cheias de coisas para resolver e a cria fica perguntando por que, porque, porquê...
Os especialistas explicam que não há razões para alarmes. É uma fase em que a criança está começando a distinguir algumas realidades do mundo, mas isso não quer dizer que ela irá compreender tudo que os pais querem. Devemos responder todas as perguntas de forma objetiva e com sentido. Jamais dizer: porque é, porque sim e por aí vai.
Segundo a psicóloga, Ubirani Lucena, a fase dos "porquê?" exige paciência e respeito das pessoas que cuidam dos pequenos. Nunca se deve perder de vista o fato de que eles estão construindo suas próprias maneiras de pensar. Atitudes grosseiras podem contribuir para a inibição, causando vergonha, desinteresse e medo por querer perguntar e decosbrir.
Uma boa forma de amenizar as perguntas, é devolvê-las para que a própria criança tente explicar, ou utilizá-las em momentos que ela não quer obedecer. Quando ela disser que não quer comer, você pergunta porquê; se ela não quiser tomar banho, faça a mesma pergunta, e assim, vai mostrar que nem tudo pode acontecer da forma como ele deseja. Olha, funcina mesmo!!!
Só sei dizer que é uma experiência melhor que a outra. Cada fase que meu filho passa, me faz pensar que quando eu tinha a mesma idade deveria ser desse jeito, pois todos diziam que eu falava muito (rsrs). Talvez minha mãe nem teve tempo para observar essas fases já que tinha 4 filhotes ( eu e mais três). O importante é que tenho essa oportunidade de conversar com o Haniel David e de lhe explicar o sentido das coisas.Hoje, ele já compreende várias situações e pergunta um pouco menos. Tá se tornando um rapazinho.
Tenha paciência com seus filhotes também.
Bjs,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita!!!
Bjs,
Denubia Amorim